Sabedoria versus Conscientização

Sabedoria versus Conscientização
FLAVIA TORRES - BAIXA-12
Olá Pessoal,

Neste domingo a gente vai falar da sutil diferença que há entre essas duas coisas: sabedoria e conscientização.

Quantas coisas não sabemos, não é mesmo? Mas será que estamos conscientizados sobre toda essa sabedoria?

Ficou confuso né? Deixa eu explicar melhor o post de hoje então…

Vamos imaginar que a nossa mente seja como uma vasta biblioteca, onde podemos observar várias estantes com inúmeros livros. Todo o conteúdo dessas estantes é a sabedoria que acumulamos durante a nossa vida através da leitura, das cenas que vemos e ouvimos durante a nossa existência, etc.

Porém, nem todo o conteúdo dessa vasta biblioteca atinge nossa consciência.

Podemos saber inúmeras  coisas, mas dessas inúmeras coisas que se acumulam nessa nossa biblioteca mental, somos conscientizados de bem poucas. Vou dar um exemplo simples do meu dia-a-dia.

Durante os 40 anos da minha convivência com a minha mãe, em grande parte ela insistiu comigo para leitura de frases ou  textos pequenos pela manhã. Isso inclusive motivou as frases diárias do Tela Mágica.

Naquela época, eu tinha total conhecimento de que estudos realizados comprovam que o primeiro momento do dia, se vivido mentalmente com cuidado, podem trazer grandes benefícios.

Com o passar do tempo e por ver que eu não colocava em prática, pelo contrário, acordava cada dia mais oprimida, ela abriu mão do horário e na tentativa de me fazer positiva alguma hora do dia, colocava bilhetinhos na minha bolsa, no meu carro, no meu armário, pensava “alguma hora ela vai ler…” Eu lia, de fato.

O que quero dividir com vocês, é que eu tinha sabedoria sobre aquele gesto, mas não tinha consciência alguma sobre aquilo. Achava apenas uma atitude bonitinha da minha mãe.

Quando nos separamos, na tentativa de fazê-la próxima, li os livros que ela deixou, e os pequenos textos e frases estavam todos lá. Eram os mesmos que eu já tinha a sabedoria, porém, naquela fase, me conscientizei deles! Somente aí, tomei pra mim tal experiência, e pondo em prática, vivenciei sua realidade.

Passei a pensar em quantas coisas mais tenho a sabedoria, mas ainda não me conscientizei delas. Quantas coisas já estão em nossa biblioteca, esperando o momento de serem vivenciadas por nós.

É como diz aquela linda música do Flávio Venturini “a lição já sabemos de cor, só nos resta aprender!”

De repente, um mundo de possibilidades se abre a nossa frente, pois se ainda não temos tudo, temos sim grande parte do que e necessário para vivenciar a nossa vida. Existe um acumulado e extenso grupo de informações em nossa mente, basta acessarmos essa biblioteca que existe em cada um de nós e vivenciarmos essa sabedoria para nos conscientizarmos dela.

Proponho aos amigos do Tela Magica, que nessa semana escolha um livro em alguma das prateleiras da sua biblioteca particular, e se permita conscientizar, trazer pra si essa sabedoria.

Creia, se cada um de nós e único nesse mundo, a sabedoria que existe nessa sua biblioteca pessoal, está em sua mente por algum motivo, e julgo eu, muito especial, e são muitas as sabedorias já existentes em você, escolha uma delas para trazer à tona essa semana. Silencie sua mente por alguns minutos e ouça qual a sabedoria que esta gritando dentro de você para ser vivenciada.

Nossa mente fala conosco, mas nosso dia-a-dia tão frenético não nos deixa ouvir.

Proponha-se a ter essa semana, 10 ou 15 minutinhos diários só pra você. Não precisa ser apenas pela manhã. Comece com o horário que conseguir. O importante e silenciar o máximo possível.

Tenho certeza que você irá se conscientizar sobre várias sabedorias que já existem em você e isso lhe dará uma nova energia, dando aquela forcinha especial aos seus Sonhos.

Experimenta!

Vejo vocês domingo que vem.

Beijo,

Flavia Torres.

 

 

TEXTOS RELACIONADOS

Recomeço
Juventude brasileira – O futuro do país?

Leave a Reply